sábado, 29 de agosto de 2015

Escola Estadual Senador “Álvaro Maia”





Escola Estadual Senador “Álvaro Maia” realiza II evento  comemorativo do 48º  ano de aniversário da escola.
Temática: Planeta da Fantasia: do mundo real ao mundo da imaginação.

Data: 06/11/2015
Início: 14 h
Local: Ilha Verde
14 às 17:30:  Mostra dos Projetos de ações e dia da Família na escola;
19 às 21 h: Desfile dos casais , escolha da melhor fantasia e festa dançante;
Premiação: 1º lugar  - Tablet
                  2º lugar – surpresa
                  3º lugar – surpresa
Bingo da festa:
                 1 Notebook     
                  1 cesta básica
 


Projeto 2015
“ Leitura: um caminho para o sucesso”


 


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

“Os Saberes e Contos de um Curupira”


Projeto Curupira

O Curupira é uma ideia que surgiu da necessidade de criar uma espécie de avatar mascote com as características do público alvo da escola. O personagem idealizado a partir do curupira que já conhecemos assume traços mais específicos da comunidade escolar.   
Objetivamente o Curupira acompanhará todos os eventos vinculados tanto na rede mundial como em versões impressas das movimentações dos projetos da Escola.
 As bases para o concurso de desenho foi lançado para todos os alunos da escola e então depois foi escolhido o desenho vencedor.
O aluno Daniel Marques do Nascimento do 9º Ano 01 vespertino foi premiado como o idealizador do Curupira.
Assim “Os saberes e Contos de um Curupira” passa a fazer parte da história e do contexto da vida de todos os atores da Escola Estadual Senador “Álvaro Maia”.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Poema em Homenagem aos Estudantes do Estadual


LEITURA: UM CAMINHO PARA O SUCESSO



INTRODUÇÃO

O projeto “Leitura: um caminho para o sucesso” será desenvolvido na Escola Estadual Senador Álvaro Maia, com os alunos do Ensino Fundamental de 6º a 9º anos. É uma proposta de intervenção interdisciplinar/transdisciplinar, que visa incentivar os participantes a pensarem e agirem, identificando-se e reconhecendo-se no meio onde estão inseridos, através da leitura.
Pretendemos desenvolver atividades, onde o aluno se sinta estimulado e envolvido, para que possamos resolver as problemáticas vivenciadas no cotidiano escolar “falta de interesse e a dificuldade que os estudantes têm em relação à leitura e a interpretação”. Diante do exposto, teremos como base, a concepção construtivista, uma vez que entende o processo de aquisição de conhecimento como derivado das múltiplas interações realizadas pelo sujeito com os objetos do meio no qual está inserido.

Diante disto, não queremos somente incentivar a leitura e a interpretação, mas levar o estudante a compreender, vivenciar e solidificar o conhecimento adquirido em sala de aula. A proposta sugerida pela escola pretende desenvolver um trabalho através de oficinas, de forma que todos participem nesse processo. Envolveremos todas as disciplinas, objetivando a prática da leitura e a interpretação, uma vez que é através dela que os estudantes passam a conhecer e fazer relação do que aprendem na escola com a realidade. Para isto, mobilizaremos a participação coletiva dos pais/responsáveis, assim como todo corpo escolar. Acreditamos assim, estimular e solidificar o hábito pela leitura, como fazer uso dela.

PROBLEMA 

A importância da leitura é algo indispensável. Infelizmente um dos principais problemas na educação atual é a grande dificuldade que o indivíduo tem em ler, interpretar e fazer uso da leitura. Por atender estudantes de 6º a 9º anos, com esta problemática, a escola intensificará de forma interdisciplinar e transdisciplinar suas atividades focando na leitura, interpretação e produção de novos conhecimentos. É através dela que o indivíduo se transporta para realidades desconhecidas ou similares à sua, permitindo que o estudante se expresse com propriedade e fluidez. Para isto, é necessário que seja exercitada, o que infelizmente não vem acontecendo por parte dos estudantes.


JUSTIFICATIVA 

Considerando as dificuldades apresentadas pelos nossos alunos de 6º ao 9º ano em torno da leitura e interpretação, faz-se necessário propor ações que possam melhorar a aprendizagem dessas competências. Tendo em vista, que a leitura é a base indispensável para que o indivíduo possa interagir no meio onde vive. A escola como mediadora da aprendizagem, pode lançar esses desafios de forma interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando que tal habilidade leva o indivíduo a desenvolver seu cognitivo, “pensar, refletir e interagir no meio onde está inserido”. O desinteresse dos estudantes pela leitura acaba dificultando seu aprendizado. Dentre as consequências desta realidade, destacamos as dificuldades de compreensão; persistência de erros gramaticais; vocabulário a baixo da média; conhecimentos restritos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula; dificuldades nas realizações de pesquisas; resumos; identificação da ideia principal dos textos; análises e críticas; dentre outros. São indicativos que nos levam a perceber a ausência da leitura e a falta de aproveitamento por parte dos estudantes.
Pretendemos que este projeto funcione como forte aliado na perspectiva da consagração da proposta política pedagógica consubstancial no construtivismo e que possibilite a melhoria da qualidade da aprendizagem e, ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos pela leitura visando uma melhor compreensão nas diversas áreas do conhecimento.

OBJETIVO GERAL:


  • Promover a prática da leitura de forma interdisciplinar e transdisciplinar, com diferentes gêneros textuais, através de um conjunto de oficinas, interligadas pela valorização e articulação da leitura em si, com processos de análise, reflexão, produção oral e escrita, e em outras linguagens.

                                                 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Desenvolver de forma interdisciplinar e transdisciplinar, a prática da leitura através dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento;
- Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura;
- Desenvolver competências, que permitam aos educandos compreenderem a importância de uma boa leitura;
- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Contribuir para a formação de hábitos, do gosto pela leitura;

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dengue: Dominadores ou Vítimas



Eixo temático “Dengue” será uma dimensão a ser sistematizada pelos profissionais da Educação no contexto escolar como forma de pesquisa, discussão e mostra de resultados na comunidade envolvendo o tripé: Escola, Família e Comunidade.
               Etapas do Trabalho:

1.       Definição do Tema
2.       Estudo Bibliográfico
3.       Organização/área da abrangência da Pesquisa de Campo;
4.       Coleta de dados no Sistema Alvorada de Comunicação e outras mídias; (Jornais, revistas)
5.       Coleta de dados na Secretaria de Saúde do Município de Parintins;
6.     Coleta de dados (Questionário/Formulários) nas áreas pré-selecionadas (área de abrangência de maior incidência da Dengue);

Para mais informações acesse o link http://rived.mec.gov.br/atividades/ciencias/dengue/187.swf

               As ações que estão em andamento e tem cronograma já definidos para execução!

               As bases dos trabalhos estão sendo construídos a partir das indagações:

1.       Há casos de Dengue no Município de Parintins?
2.   Quais as Políticas Publicas na área da Saúde do município de Parintins que estão sendo executadas para combater os índices da Dengue?
3.      Quantos casos já foram confirmados?:
4.    Quais áreas urbanas no município de Parintins tem maior incidência do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus  (flavivírus ) da Dengue?
5.       Identificação da área;
6.       Identificação de casos;
7.       O que é a Dengue?
8.       Como se adquire a doença da Dengue?
9.       Coletar relatos sobre a busca de ajuda nos hospitais ou postos de Saúde;
10.   Identificação das ações preventivas já executadas na área pela secretaria de Saúde;
11.   Que atitudes preventivas são feitas na sua casa para minimizar proliferação do mosquito da Dengue?

Professores organizadores: Cleomara Gomes & Paulo Pinto